A tecnologia impactou diretamente a prática médica de muitas formas. Seja pelo surgimento de máquinas novas capazes de fazer exames cada vez mais precisos e rápidos, seja na facilitação e promoção do acesso a uma consulta médica…

Dentre as muitas coisas que foram positivamente impactadas pela tecnologia, o diagnóstico com certeza é uma das que mais ganhou agilidade.

Em si mesmo, o diagnóstico é a fase do ato médico em que o profissional procura a natureza e a causa da afecção.

Isso é fundamental para a prática médica, mas é uma prática que pressupõe o contato do médico com o paciente.

Acontece que isso pode gerar um problema, uma vez que muitos lugares, especialmente os mais periféricos, têm uma escassez muito grande de profissionais.

Democratizar o acesso à medicina – e, portanto, os diagnósticos – pode, então, representar um desafio.

E é justamente esse desafio que a tecnologia ajuda a resolver, através do que se convencionou chamar de telediagnóstico.

O que é e como funciona o telediagnóstico?

Como o próprio nome supõe, o telediagnóstico é o processo de se executar um diagnóstico de forma remota, o que diminui custos, aumenta a eficiência dos tratamentos e democratiza a medicina.

Seu funcionamento é um tanto quanto simples:

Você faz os exames;

Os exames são enviados para uma plataforma digital que os armazena e possibilita o acesso remoto, como é o caso do PACS Apollo.

Um médico especialista acessa os seus exames, conversa com você sobre a sintomatologia (anamnese) através de uma videochamada e dá o diagnóstico.

Quais os benefícios do telediagnóstico?

Existem muitos benefícios – como é o caso da democratização do acesso à medicina – provenientes do telediagnóstico, mas vamos pontuar mais alguns que podem ter passado despercebidos.

1. Reduzem os custos.

Esse benefício é o mais óbvio. Ter a liberdade de trabalhar de onde quiser ou puder faz com que os custos para a prática da medicina, por parte dos médicos, sejam muito menores, já que não precisam, necessariamente, se sujeitar a caros aluguéis em hospitais conceituados.

Como consequência, esse custo elevado não precisa ser repassado para os pacientes, o que torna o acesso à medicina progressivamente mais barato e garante que pessoas de todos os lugares possam ter acessos aos melhores profissionais sem precisar se deslocar milhares de quilômetros.

2. Garante um atendimento rápido, personalizado e confortável.

Através de um atendimento remoto, o paciente não precisa depender da agenda de um determinado especialista; sempre que for necessário, vários especialistas estarão à sua disposição. Com efeito, isso faz com que o acesso aos médicos se dê de maneira muito mais rápida.

Além disso, como o contato é remoto, a pessoa tem a possibilidade de ser atendida de qualquer lugar que se sinta confortável para isso, o que acaba por fidelizar o paciente que agora não precisa esperar por horas em longas filas desconfortáveis para ter acesso a um atendimento médico de qualidade.

3. Agiliza a prática médica.

Outra vantagem é que eles tornam o atendimento médico muito mais rápido. Aqui na HigIA, por exemplo, todos os nossos sistemas são integrados, então o médico que utiliza o PACS Apollo para analisar os exames do paciente, pode, também, utilizar o Higia Report para fazer um laudo de maneira muito mais rápida e objetiva, facilitando o seu trabalho e melhorando a qualidade do seu atendimento. É mais produtividade para o cotidiano médico e mais satisfação para os pacientes.

São muitos os benefícios advindos do telediagnóstico e eles podem ser aplicados tanto para os pacientes quanto para os profissionais. A boa notícia é que todos podem ter acesso a esses benefícios. A notícia excelente é que, para isso, você só precisa entrar em contato conosco que nós podemos te ajudar com tudo o que você precisa para começar, hoje mesmo, a oferecer serviços de telediagnósticos.

Compartilhe esse post!

Posts Relacionados