Ditado Diagnóstico na Radiologia: Como ele Otimiza o Seu Tempo.
O ditado diagnóstico já é uma sondagem muito utilizada em âmbito educacional. Entenda como ele pode ser útil para otimizar o tempo na área da radiologia!
O ditado diagnóstico e a radiologia, a princípio, parecem elementos muito distantes. Entretanto, há mais pontos de convergência entre os dois do que se imagina de início.
Com a popularização da internet e dos computadores, adotou-se a prática de o radiologista ditar o laudo ao digitador. Ele fazia o trabalho de inserir digitalmente no documento as informações fornecidas pelo médico.
Atualmente, os sistemas e ferramentas que dão suporte ao dia a dia de trabalho do médico radiologista têm aumentado. Por conseguinte, os médicos têm adotado práticas que geram mudanças. Há benefícios visíveis no uso da tecnologia.
Nesse sentido, vê-se que há, agora, soluções que permitem o reconhecimento de voz do profissional, com a transcrição do que é dito no laudo. Essa facilidade implica em benefícios para o médico, que pode fazer o trabalho a distância, de onde quer que se encontre.
Desse modo, houve uma verdadeira transformação na forma como os laudos são confeccionados. Agora é possível até mesmo substituir o digitador pela adoção dos sistemas de reconhecimento de voz e inserir informações em laudo médico.
O que é um ditado diagnóstico?
O ditado diagnóstico é uma abordagem que os educadores costumam realizar com os alunos no Ensino Infantil e Fundamental.
Ele consiste em solicitar que os estudantes escrevam, de acordo com seus conhecimentos, determinadas palavras que geralmente fazem parte de um grupo que as une. Podemos citar como exemplo os grupos de animais, nomes de países, alimentos, objetos de cozinha e outros.
Não é que o professor irá avaliar se o aluno escreveu corretamente ou mesmo que o estudante tenha essa obrigação naquele momento. Aquilo que o estudante escreveu será usado para medir seu conhecimento atual na escrita ou na leitura.
A partir dos resultados, o profissional da educação poderá delinear o passo a passo e métodos que utilizará para aprimorar a escrita e leitura do aluno.
Ditado diagnóstico e radiologia
O ditado diagnóstico está relacionado à escrita, leitura e comunicação. Da mesma forma ocorre com a radiologia. Entretanto, as semelhanças não param por aí.
É comum, atualmente, que o radiologista utilize as ferramentas de áudio para ditar diagnósticos a um digitador. Esse é o profissional a quem foi atribuída a tarefa de transcrever nos laudos aquilo que é narrado pelo médico especialista.
Assim, a partir de tal prática, o trabalho do radiologista tem ocorrido com certa agilidade. Porém, é possível otimizar ainda mais tal processo, como será dito adiante.
Como ocorria a emissão de laudos? Histórico
Antes dos aparatos tecnológicos, a confecção manual dos laudos era o padrão adotado. Foram muitos anos onde o radiologista necessitava escrever à mão suas conclusões referentes ao trabalho na área.
Com isso, havia um dispêndio grande de tempo e de recursos materiais. Como é possível imaginar, existia uma demora na elaboração dos laudos e, por consequência, na entrega ao paciente.
Desse modo, ficava comprometida a obtenção de bons resultados no que diz respeito ao tempo gasto para concluir o laudo.
Era possível ditar as conclusões do laudo também, mas de forma presencial, tendo o médico que assinar fisicamente os laudos ao final.
Havia uma grande parcela de tempo gasta para conclusão de um laudo, principalmente quando se compara com a atualidade e os métodos contemporâneos.
Como o digitador profissional facilita esse trabalho?
Com o advento dos computadores, os laudos passaram a ser produzidos no contexto digital e com o auxílio da internet.
Diante da grande quantidade de demandas e compromissos, muitos radiologistas passaram a terceirizar a digitação de suas conclusões nos laudos. Para isso, os especialistas enviavam áudios ao digitadores contratados para que eles pudessem escrever no laudo aquilo que era narrado pelo médico radiologista.
A técnica se mostrou bem mais eficiente que a anterior que consistia em escrever manualmente nos laudos os resultados observados pelo radiologista.
Ademais, o digitador profissional é um trabalhador que possui familiaridade com o ato de escrever nos laudos pelo computador. Ele executa a tarefa com agilidade e, consequentemente, facilita o trabalho do radiologista.
Entretanto, era necessária a contratação do digitador, o que resultava em custos ao especialista.
Como substituir o digitador?
Apesar de serem profissionais capacitados, é necessário ponderar que os digitadores geram custos ao médico radiologista.
Na atualidade, há sistemas que são capazes de substituir o digitador e transcrever nos laudos aquilo que é dito pelo radiologista em áudio, tudo de forma digital.
Nesse sentido, destaca-se o Higia Report, uma vez que o sistema possui o recurso de reconhecimento de voz. Isso permite ao especialista a produção dos laudos a partir de diferentes localidades onde se encontrar, bastando apenas um dispositivo móvel para tal.
O médico narra o conteúdo do laudo por áudio e o sistema vai transcrevendo no documento aquelas informações dadas pelo profissional, tudo de maneira confiável e segura.
Desse modo, o radiologista terá economia de recursos financeiros, mantendo o padrão de qualidade na digitação de suas conclusões nos laudos, e, assim, entregará um serviço de boa qualidade ao paciente.
Higia Report
Além do reconhecimento de voz, o Higia Report possui diversas outras funcionalidades que são importantes para o médico radiologista na emissão dos laudos, conferindo maior produtividade ao trabalho.
A possibilidade de criar os próprios modelos de laudos médicos é outra importante função do Higia Report. Por meio dela, o radiologista poderá personalizar os modelos de laudos necessários no seu dia a dia profissional. Ele dispõe, ainda, de uma variedade de modelos já prontos que o sistema disponibiliza.
O armazenamento na nuvem é outra vantagem do Higia Report, que possibilita que os laudos sejam salvos de forma online, sem ocupar espaço de memória do computador e diminuindo os riscos de perda de arquivos.
Além disso, o documento contará com a confiabilidade e segurança do sistema, de modo que somente o médico que assinou o laudo poderá fazer alguma modificação nele. Dessa forma, garante-se que o laudo chegará ao paciente da maneira que foi revisada pelo especialista.
Conheça o sistema Higia Report e os benefícios que ele pode trazer ao médico radiologista.